POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

 1.     Introdução
 

  1. A MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS tem como missão entregar aos clientes as melhores propostas financeiras para o uso da margem consignável, sempre com seriedade e qualidade nas operações, garantindo a segurança e satisfação dos clientes.

 

  1. A MDG entende que a informação corporativa é um bem essencial para suas atividades e para resguardar a qualidade e garantia dos produtos ofertados a seus clientes.

 

  1. A MDG compreende que a manipulação de sua informação passa por diferentes meios de suporte, armazenamento e comunicação, sendo estes vulneráveis a fatores externos e internos que podem comprometer a segurança das informações corporativas.

 

  1. Dessa forma, a MDG estabelece sua Política Geral de Segurança da Informação, como parte integrante do seu sistema de gestão corporativo, buscando garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade, além de boas práticas e normas internacionalmente aceitas, com o objetivo de garantir níveis adequados de proteção a informações da organização ou sob sua responsabilidade.

 

2. Propósito

 

2.1. Esta política tem por proposito estabelecer diretrizes e normas de Segurança da Informação que permitam aos colaboradores da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS adotar padrões de comportamento seguro, adequados às metas e necessidades da MDG;

 

2.2. Orientar quanto à adoção de controles e processos para atendimento dos requisitos para Segurança da Informação;

 

2.3. Resguardar as informações da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS, garantindo requisitos básicos de confidencialidade, integridade e disponibilidade;

 

2.4. Prevenir possíveis causas de incidentes e responsabilidade legal da instituição e seus empregados, clientes e parceiros;

 

2.5. Minimizar os riscos de perdas financeiras, de participação no mercado, da confiança de clientes ou de qualquer outro impacto negativo no negócio da MDG como resultado de falhas de segurança.

 

3. Escopo

 

3.1. Esta política se aplica a todos os usuários da informação da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS, incluindo qualquer indivíduo ou organização que possui ou possuiu vinculo com a MDG, tais como empregados, ex-empregados, prestadores de serviço, exprestadores de serviço, colaboradores, ex-colaboradores, que possuíram, possuem ou virão a possuir acesso às informações da MDG e/ou fizeram, fazem ou farão uso de recursos computacionais compreendidos na infraestrutura MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS.

 

      

4.     Diretrizes

 

4.1. O objetivo da gestão de Segurança da Informação da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS é garantir a gestão sistemática e efetiva de todos os aspectos relacionados à segurança da informação, provendo suporte as operações críticas do negócio e minimizando riscos identificados e seus eventuais impactos a instituição.

 

4.2. A Diretoria e o Departamento de Tecnologia da Informação estão comprometidos com uma gestão efetiva de Segurança da Informação na MDG. Desta forma, adotam todas medidas cabíveis para garantir que esta política seja adequadamente comunicada, entendida e seguida em todos os níveis da organização. Revisões periódicas serão realizadas para garantir sua contínua pertinência e adequação as necessidades da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS.

 

4.3. É política da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS:

 

4.3.1. Elaborar, implantar e seguir por completo políticas, normas e procedimentos de segurança da informação, garantindo que os requisitos básicos de confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação da MDG sejam atingidos através da adoção de controles contra ameaças provenientes de fontes tanto externas quanto internas, resguardando sempre a integridade da informação da MDG

INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS;

 

4.3.2. Disponibilizar políticas, normas e procedimentos de segurança a todas as partes interessadas e autorizadas, tais como: Empregados, terceiros contratados e, onde pertinente, clientes.

 

4.3.3. Garantir a educação e conscientização sobre as práticas adotadas pela MDG de segurança da informação para Empregados, terceiros contratados e clientes.

 

4.3.4. Atender integralmente requisitos de segurança da informação aplicáveis ou exigidos por regulamentações, leis e/ou cláusulas contratuais;

 

               4.3.5.                   Tratar integralmente incidentes de segurança da informação, garantindo que os

mesmos sejam adequadamente registrados, classificados, investigados, corrigidos, documentados e, quando necessário, comunicando as autoridades apropriadas;

 

4.3.6. Garantir a continuidade do negócio através da adoção, implantação, teste e melhoria contínua de planos de continuidade e recuperação de desastres;

 

4.3.7. Melhorar continuamente a Segurança da Informação através da definição e revisão sistemática de objetivos de segurança em todos os níveis da organização.

 

      

5.     Papéis e Responsabilidades

 

5.1. COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - CGSI

 

5.1.1. Fica constituído o COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, contando com a participação de, pelo menos, um representante da diretoria e um membro das seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Comercial, Operacional, Financeiro e Marketing.

 

5.1.2. É responsabilidade do CGSI:

 

5.1.2.1. Analisar, revisar e propor a aprovação de políticas e normas relacionadas à segurança da informação;

 

5.1.2.2. Garantir a disponibilidade dos recursos necessários para uma efetiva Gestão de Segurança da Informação;

 

5.1.2.3. Garantir que as atividades de segurança da informação sejam executadas em conformidade com a PGSI;

 

5.1.2.4. Promover a divulgação da PGSI e tomar as ações necessárias para disseminar uma cultura de segurança da informação no ambiente da MDG.

 

5.2. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

 

5.2.1. É responsabilidade da Gerência de Segurança da Informação:

 

5.2.1.1. Conduzir a Gestão e Operação da segurança da informação, tendo como base esta política e demais resoluções do CGSI;

 

                                5.2.1.2.     Apoiar o CGSI em suas deliberações;

 

5.2.1.3. Elaborar e propor ao CGSI as normas e procedimentos de segurança da informação, necessários para se fazer cumprir a PGSI;

 

5.2.1.4. Identificar e avaliar as principais ameaças à segurança da informação, bem como propor e, quando aprovado, implantar medidas corretivas para reduzir o risco;

 

                                5.2.1.5.        Tomar as ações cabíveis para se fazer cumprir os termos desta política;

 

5.2.1.6. Realizar a gestão dos incidentes de segurança da informação, garantindo tratamento adequado.

      

5.3. GESTORES DA INFORMAÇÃO

 

5.3.1. É responsabilidade dos Gestores da Informação:

 

                                5.3.1.1. Gerenciar as informações geradas ou sob a responsabilidade da sua área

de negócio durante todo o seu ciclo de vida, incluindo a criação, manuseio e descarte conforme as normas estabelecidas pela MDG;

 

                                5.3.1.2.        Identificar, classificar e rotular as informações geradas ou sob a

responsabilidade da sua área de negócio conforme normas, critérios e procedimentos adotados pela MDG;

 

5.3.1.3. Periodicamente revisar as informações geradas ou sob a responsabilidade da sua área de negócio, ajustando a classificação e rotulagem das mesmas conforme necessário;

 

5.3.1.4. Autorizar e revisar os acessos à informação e sistemas de informação sob sua responsabilidade;

 

5.3.1.5. Solicitar a concessão ou revogação de acesso à informação ou sistemas de informação de acordo com os procedimentos adotados pela MDG.

 

5.4. USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO

 

5.4.1. É responsabilidade dos Usuários da Informação:

 

5.4.1.1. Ler, compreender e cumprir integralmente os termos da Política Geral de Segurança da Informação, bem como as demais normas e procedimentos de segurança aplicáveis;

 

5.4.1.2. Encaminhar quaisquer dúvidas e/ou pedidos de esclarecimento sobre a Política Geral de Segurança da Informação, suas normas e procedimentos ao Departamento de Tecnologia da Informação ou, quando pertinente, ao Comitê Gestor de Segurança da Informação;

 

                                5.4.1.3.      Comunicar ao Departamento de Tecnologia da Informação qualquer evento

que viole esta Política ou coloque/possa vir a colocar em risco a segurança das informações ou dos recursos computacionais da MDG;

 

5.4.1.4. Assinar o Termo de Uso de Sistemas de Informação da MDG, formalizando a ciência e o aceite integral das disposições da Política Geral de Segurança da Informação, bem como as demais normas e procedimentos de segurança, assumindo responsabilidade pelo seu cumprimento;

 

5.4.1.5.     Responder pela inobservância da Política Geral de Segurança da Informação, normas e procedimentos de segurança, conforme definido no item sanções e punições.

 

      

6. Sanções e Punições

 

6.1. As violações, mesmo que por mera omissão ou tentativa não consumada, desta política, bem como demais normas e procedimentos de segurança, serão passíveis de penalidades que incluem advertência verbal, advertência por escrito, suspensão não remunerada e a demissão por justa causa;

 

6.2. A aplicação de sanções e punições será realizada conforme a análise do Comitê Gestor de Segurança da Informação, de acordo com as hipóteses previstas no artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho, podendo o CGSI, no uso do poder disciplinar que lhe é atribuído, aplicar a pena que entender cabível, nos termos da lei,  quando tipificada a falta grave.

 

6.3. No caso de terceiros contratados ou prestadores de serviço, o CGSI deve analisar a ocorrência e deliberar sobre a efetivação das sanções e punições, conforme lei aplicável em espécie;

 

6.4. Para o caso de violações que impliquem em atividades ilegais, ou que possam incorrer em dano a MDG, o infrator será responsabilizado pelos prejuízos, cabendo aplicação das medidas judiciais pertinentes sem prejuízo aos termos descritos nos itens 6.1, 6.2 e 6.3 desta política.

 

7. Casos Omissos

 

7.1. Os casos omissos serão avaliados pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação para posterior deliberação. 

 

7.2. As diretrizes estabelecidas nesta política e nas demais normas e procedimentos de segurança, não se esgotam em razão da contínua evolução tecnológica e constante surgimento de novas ameaças. Desta forma, não se constitui rol enumerativo, sendo obrigação do usuário da informação da MDG adotar, sempre que possível, outras medidas de segurança além das aqui previstas, com o objetivo de garantir proteção as informações da MDG.

 

8. Glossário

 

8.1. Ameaça: Causa potencial de um incidente, que pode vir a prejudicar a MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS;

 

      8.2.        Ativo: Tudo aquilo que possui valor para a MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS;

 

8.3. Ativo de informação: Patrimônio intangível da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS, constituído por suas informações de qualquer natureza, incluindo de caráter estratégico, técnico, administrativo, financeiro, mercadológico, de recursos humanos, legal natureza, bem como quaisquer informações criadas ou adquiridas por meio de parceria, aquisição, licenciamento, compra ou confiadas a MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS por parceiros, clientes, empregados e terceiros, em formato escrito, verbal, físico ou digitalizado, armazenada, trafegada ou transitando pela infraestrutura computacional da MDG ou por infraestrutura externa contratada pela organização, além dos documentos em suporte físico, ou mídia eletrônica transitados dentro e fora de sua estrutura física.

 

8.4. COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – CGSI: Grupo de trabalho multidisciplinar permanente, efetivado pela diretoria da MDG, que tem por finalidade tratar questões ligadas à Segurança da Informação.

 

8.5. Confidencialidade: Propriedade dos ativos da informação da MDG, de não serem disponibilizados ou divulgados para indivíduos, processos ou entidades não autorizadas.

 

8.6.      Controle: Medida de segurança adotada pela MDG para o tratamento de um risco específico.

 

8.7. Disponibilidade: Propriedade dos ativos da informação da MDG, de serem acessíveis e utilizáveis sob demanda, por partes autorizadas.

 

8.8. Gestor da Informação: Usuário da informação que ocupe cargo especifico, ao qual foi atribuída responsabilidade sob um ou mais ativos de informação criados, adquiridos, manipulados ou colocados sob a responsabilidade de sua área de atuação.

 

8.9. Incidente de segurança da informação: Um evento ou conjunto de eventos indesejados de segurança da informação que tem possibilidade significativa de afetar as operações ou ameaçar as informações da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS.

 

8.10. Integridade: Propriedade dos ativos da informação da MDG, de serem exatos e completos.

 

8.11. Risco de segurança da informação: Efeito da incerteza sobre os objetivos de segurança da informação da MDG.

 

8.12. Segurança da informação: A preservação das propriedades de confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS.

 

8.13. Usuário da informação: Empregados com vínculo empregatício de qualquer área da MDG ou terceiros alocados na prestação de serviços a MDG, indiferente do regime jurídico a que estejam submetidos, assim como outros indivíduos ou organizações devidamente autorizados a utilizar manipular qualquer ativo de informação da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS para o desempenho de suas atividades profissionais.

 

8.14. Vulnerabilidade: Causa potencial de um incidente de segurança da informação, que pode vir a prejudicar as operações ou ameaçar as informações da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS.

 

9. Revisões

 

9.1. Esta política é revisada com periodicidade anual ou conforme o entendimento do Comitê Gestor de Segurança da Informação.

10. Gestão da Política

 

 

10.1. A Política Geral de Segurança da Informação é aprovada pelo Departamento de Tecnologia da Informação, em conjunto com a Diretoria da MDG INTERMEDIAÇÕES DE NEGÓCIOS.

 

10.2. A presente política foi aprovada no dia 14/03/2022

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